Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Educação
17 de Julho de 2013
Proximo ano lectivo inicia a 17 de Setembro
 
O ano escolar na Região arranca a 17 de Setembroe e prolonga-se até ao mês de Junho de 2014. Os períodos de férias estão previstos,  para entre os dias 19 de Dezembro e 3 de Janeiro (Natal), de 3 a 5 de Março (Carnaval) e de 7 a 21 de Abril (Páscoa).
Com o novo calendário escolar, os alunos do 9º, 11º e 12º anos terão aulas até 13 de Junho de 2014 , sendo que a semana compreendida entre 9 e 13 de Junho deverá ser especialmente destinada à preparação dos alunos para as provas finais e exames. Para os restantes anos de escolaridade, o termo do ano lectivo acontecerá a 27 de Junho de 2014, sendo que para os alunos do 6º ano, a semana entre 23 e 27 de Junho deve ser focalizada no apoio para a realização das provas.
Novidade também é o facto de, já como aconteceu no ano passado com os alunos do 4º ano que necessitaram de acompanhamento extraordinário, no próximo ano lectivo, também os alunos do 6.º ano que necessitem de melhorar as classificações ou que tenham de realizar as provas em 2ª fase por não terem tido classificações positivas, podem usufruir desse acompanhamento nas escolas até 4 de Julho. A medida implementada na Região segue também aquilo que será implementado ao nível nacional
No caso das creches, infantários, jardins-de-infância e estabelecimentos com pré-escolar, as actividades começam mais cedo, nomeadamente a 5 de Setembro
Nas unidades de educação pré-escolar que funcionam em estabelecimentos do 1º Ciclo de Ensino Básico, as actividades terminam a 31 de Julho de 2014. Já nas restantes (creches, infantários, jardins-de-infância e unidades de pré-escolar), a proposta de calendário para o próximo ano lectivo determina, como habitualmente, que as actividades deverão funcionar “obrigatoriamente, durante 11 meses (...) devendo as famílias optar por um período de não frequência de um mês, entre Julho e Setembro, que pode ser dividido em dois períodos distintos, devendo esta decisão ser comunicada à Direcção Regional de Educação até 30 de Abril de 2014.
Estão também previstas interrupções das actividades educativas no Natal e na Páscoa, nomeadamente de 5 cinco úteis, a decorrer respectivamente entre 18 de Dezembro e 3 de Janeiro e entre 7 e 21 de Abril. Entre 3 e 5 de Março haverá também uma interrupção nas actividades com as crianças.

Datas dos exames nacionais
Além do calendário escolar propriamente dito, a proposta apresentada pela Secretaria Regional de Educação inclui o calendário de provas finais dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, assim como dos Exames Nacionais do Ensino Secundário.
Os alunos do 4º ano farão a prova de Português às 9h30 do dia 19 de Maio e a de Matemática às 1h30 do dia 21 de Maio. Os alunos do 6º ano realizarão a prova de Português às 14 horas do dia 19 de Maio e a de Matemática às 14 horas do dia 21 de Maio (1ªfase).
No 9º ano as provas realizam-se às 9h30 do dia 17 de Junho (Português) e à mesma hora no dia 23 de Junho (Matemática).
Já a 1ª fase dos Exames Nacionais do Ensino Secundário realiza-se entre 17 e 27 de Junho e a 2ª fase nos dias 17, 18 e 23 de Julho.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI