Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Inquérito
Qual a sua opinião sobre esta página
Gosto
Não Gosto
Freguesia - Escolas
Escola Básica 2º e 3º do Estreito de C. Lobos

Morada
Rua João Augusto de Ornelas, 2
9325 - 032 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Maria Alcida Pereira Gonçalves de Faria
 
Historial
Construída para substituir a Escola Preparatória de Gil Eanes, desde o ano lectivo de 1973/74, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, entrou em funcionamento no ano lectivo de 1978/79, nomeadamente em Novembro de 1978.
O projecto deste estabelecimento de ensino foi da autoria da arquitecta Maria do Carmo e a sua construção esteve a cargo do MEIC. Sendo a primeira, no género, a ser construída na Madeira, as obras para a nova escola arrancaram a 28 de Janeiro de 1977, tendo sido adjudicado à Erg. pelo montante de 41 mil contos, iniciaram-se a 28 de Janeiro de 1977.
Ao longo dos anos a escola recebeu obras de melhoramento e até a construção da Escola Basica do 2º e 3º da Torre funcionou um anexo deste estabelecimento no sitio do Salão.
O seu complexo desportivo viria a ser enriquecido com a construção de uns balneários, inaugurados a 16 de Outubro de 1989 e com a construção, pelo Grupo Desportivo do Estreito, mediante protocolo celebrado com a Secretaria Regional da Educação, de um ringue de patinagem, inaugurado a 3 de Junho de 1996 e de uma piscina inaugurada a 24 de Maio de 1997 e que viria a ser mais tarde, a 24 de Julho de 1999, dotada de uma cobertura.

Telefone: 291 945614
Fax: 291 947271
Email: ebeclobos@madeira-edu.pt
Escola B1/Pe do Estreito de C. Lobos

Morada
Rua João Augusto Ornelas , 45
9325-032  Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Georgina Custódia Silva Fernandes Gonçalves
 
Historial
A Escola Básica do 1º Ciclo do Estreito, situa-se na rua João Augusto de Ornelas, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, possui uma área de ocupação de 3.675 m2, está dotada de 12 salas, cantina, área coberta para a prática desportiva e de um campo polivalente.
Importou na quantia de 69 mil contos e a sua inauguração teve lugar a 14 de Novembro de 1982.
A pretensão relativamente à sua construção, data pelo menos de 1972, altura em que a então Direcção do Distrito Escolar do Funchal solicita a vistoria dos respectivos terrenos para efeitos de edificação de uma escola do plano dos centenários.
A 3 de Novembro de 1977 a Câmara Municipal de Câmara de Lobos delibera proceder à expropriação por utilidade pública, dos terrenos necessários à construção da escola primária, naturalmente já não dos centenários mas de acordo com outro modelo mais adequado ao sistema de ensino em vigor e às exigências do momento. Em 1979 é aprovado em Conselho de Governo a empreitada destinada à sua construção.
No Verão de 2010, este estabelecimento de ensino sobre obras de melhoramento.

Telefone: 291 948671
Fax: 291 948674
Email: eb1peeclobos@madeira-edu.pt
Infantário Fundação D. Jacinta O. Pereira

Morada
Rua D. Jacinta Pereira de Ornelas
9325-023 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Maria Teresa Vaz
 
Historial
Instituição de assistência particular, com sede na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, instituída em cumprimento das disposições testamentárias de 5 de Março de 1948, do Dr. António Pereira dos Reis, natural do Funchal e falecido sem descendentes ou ascendentes, em Lisboa no dia 2 de Dezembro de 1952.
Por sua vontade, seriam criadas na Madeira duas fundações de beneficência, uma na Ponta do Sol, donde era natural seu pai e que deveria ostentar a denominação de Fundação João Pereira e outra na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, terra da naturalidade de sua mãe e que deveria ostentar o nome de Fundação D. Jacinta de Ornelas Pereira. Em Coimbra outra instituição, ainda que em moldes diferentes e dotada de menores recursos seria também criada, ostentando o nome de Fundação Maria do Socorro Pereira Reis, sua esposa.
Em cumprimento da vontade do instituidor, a 9 de Novembro de 1954 é empossada pelo então Governador Civil do Distrito do Funchal, a primeira Comissão Directiva da Fundação D. Jacinta de Ornelas Pereira, constituída pelo Padre José Porfírio Rodrigues Figueira, como pároco da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos; Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, como representante da Câmara Municipal; Dr. Alberto Henriques de Araújo, como representante da freguesia do Estreito; António Prócoro de Macedo e José Albino de Barros como "homens bons" da freguesia. Contudo, em Novembro de 1955, António Prócoro de Macedo pede escusa das suas funções sendo substituído por Ernesto Alves Pinto Correia.
De acordo com os seus primeiros estatutos, aprovados por Despacho do Subsecretário de Estado da Assistência de 11 de Março de 1955 e publicados no Diário do Governo nº 65 III Série de 18 do mesmo mês, esta fundação destinava-se a prestar a assistência na maternidade e na primeira infância, o que vinha de encontro do desejo do seu instituidor ou seja o da criação de uma instituição de perpétua beneficência, socorro, abrigo, lactário ou outra.
Nesse sentido e como forma de poder concretizar os seus objectivos, no seu artigo 3º, a fundação propunha-se criar e manter entre outros os seguintes serviços assistenciais: consultas pré e pós natais; posto de assistência ao parto no domicílio; lactário e abrigo maternal.
Para poder exercer a sua actividade, a Fundação toma de arrendamento a 1 de Abril de 1959 um prédio urbano pertencente a José da Costa e situado ao sítio da Igreja, onde instala a sua sede e onde a 9 de Outubro do mesmo ano inaugura um posto de assistência materno - infantil que funcionou com o apoio técnico e financeiro da Comissão Distrital de Assistência e da Junta Geral e que se manteria em actividade até à implementação do Serviço Regional de Saúde.
Ainda depois da criação deste serviço a Fundação continuou a ceder as suas instalações à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, para funcionamento do Centro de Saúde local até que estes serviços pudessem transitar para espaço próprio, não tendo a Fundação, neste período, desenvolvido qualquer actividade, para além de assistência esporádica a crianças e idosos carenciados através da distribuição de roupas e agasalhos.
Entretanto, alterações verificadas a nível do serviço regional de saúde assistência à grávida e à criança, condicionariam também alterações ao nível da sua actividade e estatutos cujos objectivos passaram a ser os de apoiar as camadas mais carenciadas da população, bem como a integração social e comunitária da criança e jovens.
Nesta fundação, dotada a partir de 1970 de instalações próprias, funciona desde 4 de Dezembro de 1985 um Centro de Actividades de Tempos Livres e, desde 25 de Setembro de 1990 um Jardim de Infância, sob a orientação da Congregação de São José de Cluny, ali presente, desde Novembro de 1985, na sequência de um protocolo celebrado entre as duas instituições.
Em Fevereiro de 1994 passa a Instituição de Utilidade Pública.
No exercício das suas actividades a Fundação D. Jacinta de Ornelas conta com receitas próprias, algumas delas provenientes da rentabilização de acções legadas pelo seu instituidor, como provenientes de subsídios governamentais.

Telefone: 291 945475
Fax: 291 948723
Escola B1/Pe do Garachico

Morada
Rua Padre António Sousa Costa
9325-115 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Maria do Carmo Jesus de Freitas
 
Historial
A Escola Básica do 1º Ciclo do Garachico situa-se no Garachico, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Em 1965 estaria muito provavelmente em construção e é suposto ter entrado em funcionamento em Outubro de 1968. A Escola Básica do 1º Ciclo do Garachico situa-se no Garachico, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Em 1965 estaria muito provavelmente em construção e é suposto ter entrado em funcionamento em Outubro de 1968. A 21 de Setembro de 2009, o Presidente do Governo Regional inaugura o redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo do Garachico.
As obras de redimensionamento vêm dotar este estabelecimento de ensino das condições necessárias para o funcionamento em regime de escola a tempo inteiro.
Neste sentido, foram construídas duas salas para a educação pré-escolar, duas salas de actividade curricular e três salas para actividades não curriculares.
Para além da construção de uma cozinha e de um refeitório, a empreitada contemplou ainda a remodelação das instalações sanitárias existentes e a construção de novas instalações. A nível de exteriores, a obra incluiu a construção de espaços de recreio cobertos e descobertos e um novo parque infantil. Foi ainda criado um polidesportivo com as dimensões regulamentares de 44x22 metros e um edifício de balneários de apoio.

Telefone: 291 947267
Email: eb1pegarachico@madeira-edu.pt
Escola B1/Pe da Marinheira

Morada
Caminho das Fontes 13
9325-064 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Maria Eduarda Campos Teixeira Silva
 
Historial
A Escola Básica do 1º Ciclo da Marinheira foi inaugurada pelo presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 11 de Junho de 1999.
Com instalações práticas e funcionais, este estabelecimento de ensino integra, no primeiro piso, um corpo de salas vocacionadas para o ensino básico pré-escolar, alem de uma biblioteca, uma cantina, uma cozinha e um espaço polivalente com funções de ginásio. Num segundo piso, concentra-se a área para o ensino básico, composta por seis salas de aula, estando uma delas vocacionadas para o ensino da informática. Dois outros espaços para pequenos grupos ou gabinetes de estudo, uma sala de trabalho e uma outra de convívio para os docentes ajudam a dar corpo a este patamar.
Os arranjos exteriores incluem ainda a execução de um campo polidesportivo, zonas de recreio envolventes ao edifício principal, espaços verdes, acessos vários e zonas de estacionamento.
Com uma área de construção que ronda os 1.100 metros quadrados, esta obra esta orçada em cerca de duzentos e cinquenta mil contos
A vontade política de construir uma escola primária para o núcleo escolar da Marinheira data pelo menos de 1966. No entanto o projecto somente avançou 10 anos depois, tendo a Câmara Municipal deliberado adquirir um terreno no sítio das Fontes, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos com uma área de 540 m2 para implantar o edifício da escola primária da Marinheira. Contudo o negócio que só se viria a concretizar em 1978, mas somente em Outubro de 1997 é que se dá a construção do edifício.

Telefone: 291 948387
Fax: 291 948408
Email: eb1pemarinheira@madeira-edu.pt
Escola B1/Pe do Covão

Morada
Caminho do Ernesto
9325-016 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Marcia Andreia Pita da Silva
 
Historial
 
A EB1/PE do Covão situa-se no Covão, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, concelho de Câmara de Lobos.
É um edifício novo e moderno, inaugurado a 4 de Outubro de 2000, por sua Excelência, o Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, para desenvolver funções de Escola a Tempo Inteiro, contemplando os sítios do Covão, Castelejo e Encosta dos Socorridos.
A escola é constituída por dois andares. No rés-do-chão existe uma biblioteca, duas salas de ensino pré-escolar, o gabinete da Directora, casas de banho de alunos, professores e funcionárias, refeitório, cozinha, bar e um gabinete do Ensino Especial.
No primeiro andar, existem salas das actividades curriculares e extra curriculares, sala de professores e arrecadações.
O exterior é constituído por um campo de jogos, espaço de recreio, jardins e a horta biológica/pedagógica.

Telefone: 291 948641
Fax: 291 948631
Email: eb1pecovao@madeira-edu.pt
Escola B1/Pe das Romeiras

Morada
Caminho do Estreitinho
9325-110 Estreito de Câmara de Lobos
 
Directora
Sónia de Jesus Neves Biléu

 


Telefone: 291 947269
Fax: 291 947270
Email: escola.romeiras@gmail.com
Escola B1/Pe da Vargem

Morada
Rua António Procoro Macedo Júnior
9325-018 Estreito de Câmara de Lobos
 
Director 
Luis Miguel
 
Historial
Situa-se no sítio da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. O seu acesso é feito através da rua António Prócoro de Macedo. Foi inaugurada a 14 de Novembro de 1982 tendo a sua construção orçado em 69 mil contos. Está dotada de um polidesportivo. Em Conselho de Governo realizado no dia 6 de Junho de 2002, seria aprovada a abertura do concurso público para as obras de redimensionamento das desta escola, onde se incluiria a ampliação do edifício escolar e a reestruturação das zonas ajardinadas e dos campos de jogos, tendo por finalidade permitir a adopção do regime de escola a tempo inteiro e o fornecimento de refeições aos respectivos alunos, proporcionando também adequados espaços para a educação pré-escolar e a melhoria dos espaços desportivos já existentes. Estas obras viriam a ser inauguradas por Alberto João Jardim no dia 14 de Março de 2003

Telefone: 291 947875
Fax: 291947772
Email: eb1pevargem@madeira-edu.pt
  
Estatísticas
Temos 87 visitantes online.
Visitas: 1.529.822
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal