Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Musica coral
10 de Julho de 2013
Concerto no Estreito a 13 de Julho
 
No próximo dia 13 de Julho, o Coral Harmonia de Santiago do Cacém atua no Centro Civico do Estreito. O concerto terá lugar às 21 horas.
Este grupo coral está de visita à Madeira, no âmbito de um intercambio com o grupo coral das Casas do Povo de Machico.
 
A origem do Coral Harmonia de Santiago do Cacém remonta ao ano de 1984, e representa hoje uma das actividades culturais da Sociedade Harmonia, fundada em 1847 é uma das mais antigas colectividades do país.
O coral nasce com o nome de “Orfeão Miróbriga”,foi seu maestro fundador António Coutinho e apartir de 1950 a batuta passa para Francisco M.Neto. É em Fevereiro de 1984, que o grupo adopta o nome de Coral Harmonia sendo dirigido pelo maestro Jacinto Maria e ainda no mesmo ano sucede-lhe o maestro José Duarte.
Desde 1992, o Coral Harmonia é dirigido pelo maestro Fernando Malão e entre 1994 e 1999 a direcção musical teve também como maestro titular adjunto Pedro Ramos.
Na década de 90 destaca-se a organização anual na Igreja Matriz de Santiago do Cacém dos Concertos de Natal, apresentando entre outras,obras do actual maestro acompanhadas por instrumentistas profissionais oriundos das mais distintas orquestras nacionais e internacionais, que reúne ano após ano cerca de 500 espectadores. Organiza também o Encontro de Coros que desde o ano 2000, pela dimensão do programa, assume o nome de Jornadas Corais. Promove os primeiros encontros de Debate/Reflexão sobre o Cante Alentejano reunindo personalidades ligadas à Musicologia e Etnomusicologia. Realiza duas gravações discográficas “Os Melhores Coros Amadores da Região” e “Memórias” de Jorge Ganhão. Em 1996 apadrinha o nascimento do coral “Ideias do Levante” de Lagoa.
Para além dos habituais concertos em território nacional destacam-se: o concerto comemorativo do dia de Santa Cecília em Zafra -Badajoz (ESP); a digressão ao arquipélago dos Açores, a convite do Grupo Coral das Lages do Pico; as tournées internacionais a : Itália (2002), região de Veneza a convite do Coro António de Vecchi, Espanha (2004), à vila de Torreperogil-Jaen, e França(2006), às cidades de Bergerac,Mombazillac e Sarlat em intercâmbio com o Coro Le Tourdion de Mombazillac e mais recentemente a Trecastagni – Sicília, Itália(2008).
Em 2001, apresenta ao público no seu Concerto de Natal o Coro Juvenil. No ano de 2004 faz a estreia nacional da peça “Ethno Mass for Peace” de Lorenz Maierhofer.
Em 2005 recebe a Medalha de Mérito do Municipio de Santiago do Cacém “Pela excelência do seu trabalho no âmbito da música coral polofónica, com trabalhos editados e amplamente reconhecidos que, desta forma, representa Santiago do Cacém além fronteiras e divulga o nosso Município”.
Em 2006 torna-se na primeira colectividade Santiaguense a expor o seu espólio no Museu Municipal de Santiago do Cacém, numa exposição denominada “Afinições” e estreia o projecto “Canções para Um Mundo Melhor”, acompanhado pelo quarteto “Swing a Quatro”. Participa, pela segunda vez no programa televisivo “Praça da Alegria”.
No ano de 2007 participa na gravação do último trabalho de Paco Bandeira “No Canto do Espelho” e no espectáculo de apresentação do mesmo no Coliseu de Elvas. Neste mesmo ano é convidado pela Roma Editora para integrar o livro sobre grupos corais Portugueses.
2008 é o ano de estreia do projecto “Tempos de Fantasia”, um espectáculo em conjunto com o Coral Harmonia Juvenil e acompanhados pelo “Trio em Jazz” percorre o imaginário dos filmes de animação da Disney.
No âmbito formativo o coro teve a participação especial na regência do maestro José Robert e da Drª Clara Correia.
Por proposta do seu autor, Lorenz Maierhofer,apresenta em estreia nacional “Missa Lumen” no seu Concerto de Natal de 2009. Já em 2010 e numa organização conjunta com os “afilhados” Coral Atlântico, promove as Oficinas Corais 2010 conduzidas pelo referido compositor e um ciclo de concertos onde se destaca “Missa de Anima” interpretada pelos dois corais.
Actualmente é filiado na associação de coros ACAL e na Associação Internacional ” The Planety Chorus”. É constituido por 40 elementos com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI