Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Tradições madeirenses
26 de Novembro de 2012
Função do porco no Estreito
 
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira realiza 'A Função da Morte do Porco' a 8 de Dezembro, pelas10 horas,  no parque de estacionamento do Restaurante 'As Vides', no Estreito de Câmara de Lobos.
O evento é aberto ao público, e é seguido de um almoço tradicional no restaurante 'As Vides'.
Para muitas pessoas, no entanto, o “começo da festa” assinala-se com a “morte do porco” que foi engordado ao longo do ano com este destino. A “função do porco”, permite a reunião de familiares e amigos em salutar convívio e divisão de esforços. Ao ser abatido do modo tradicional, cabe sempre a uma criança mais afoita a tarefa de “aparar o sangue”, que depois é fervido para fazer a morcela. Depois de morto, os “marchantes” procedem à chamusca, raspagem e abertura do animal. Parte da carne é seleccionada para fazer-se a tradicional “carne de vinho e alhos”, e a banha derretida para se fazerem os torresmos, verdadeiros acepipes para o palato dos madeirenses. Antigamente, a carne era salgada e guardada no “salgueiro” de modo a durar todo o ano.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI