Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Project Paperclip no Estreito
10 de Maio de 2012
A primeira exposição de realidade aumentada
 
A primeira exposição de realidade aumentada foi criada pelo fotógrafo português Nuno Serrão, e dá pelo nome de Project Paperclip. Esta mesma exposição está patente ao público, no Centro Civico do Estreito de Câmara de Lobos.
O objetivo da exposição é transportar o espetador para um estado que permite uma mais profunda interpretação das fotografias. Em Project Paperclip, Nuno Serrão, para além de captar o momento exibido na fotografia, foi ainda o responsável pela criação da ambiência sonora que as acompanha, fazendo com que o canal de comunicação com o público deixe de ser apenas o nervo óptico e passe a incluir o canal auditivo.
  
O conceito de Augmented Reality (realidade aumentada), utiliza um interface digital para permitir a criação de uma ponte entre o nosso universo e um universo digital. Nesta exposição, isso é conseguido com a utilização de um iPhone, uns auscultadores e o software colocado à disposição na loja on-line da Apple.
O visitante que possua um iPhone 3 ou superior, pode descarregar a aplicação gratuita da App Store, e à medida que avança na exposição, pode digitalizar o código QR fornecido em cada fotografia. Esta aplicação vai desbloquear a soundscape criada para a obra em questão, e assim deixar o espetador imerso na realidade que o artista criou para cada fotografia. A experiência é única a cada utilização, pois o algoritmo utiliza variáveis reais para o seu processamento, tais como: a hora do dia, o nível de ruido existente na sala, a sua voz, o movimento e localização do utilizador, entre muitas outras.
 
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI