Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Em Ciclo de Cinema
18 de Maio de 2011
Estreito recorda Virgilio Teixeira a 20 de Maio
 
O Centro Civico do Estreito de Câmara de Lobos acolhe um ciclo de cinema dedicado ao actor madeirense Virgilio Teixeira, que faleceu no ano passado. Neste ciclo de homenagem  é possível ver ou rever uma parte significativa dos filmes que protagonizou. Nazaré é o primeiro filme do ciclo a ser exibido  a  20 Maio. A sessão terá lugar ás 15 horas.
O filme relata uma história verosímil que retrata sérios problemas do quotidiano do povo Nazareno como a sobrevivência das pessoas, as relações entre elas, a religiosidade, o problema da vida e da morte. O papel da mulher na cultura Nazarena, o papel do homem e a relação trágica com o mar...entre muitas outras coisas.
Sob a realização de Manuel Guimarães, o filme conta com interpretações de Virgílio Teixeira, Helga Liné, Artur Semedo, Maria José, Luís de Campos, Manuel Lereno, entre outros.
 Após esta sessão seráo apresentados os filmes Ribatejo a 4 de Junho, Regresso dos 7 Magnificos a 24 de Setembro e a 11 de Novembro, José do Telhado.
Nascido no Funchal em 1917, Virgílio Teixeira começou por praticar desporto na sua ilha natal, destacando-se no ténis, na natação e no futebol. Quando Jorge Brum do Canto esteve em Porto Santo a rodar A Canção da Terra, em 1937, Virgílio Teixeira apaixonou-se pelo cinema e rumou mais tarde a Lisboa, aparecendo como figurante em O Costa do Castelo, de Arthur Duarte (1943). Nesse mesmo ano, estreou-se em Ave de Arribação, de Armando Miranda, que o "descobriu" à porta do Café Palladium. Chegou de imediato à fama, tornando-se num dos galãs dos anos 40 e 50, contracenando com Amália Rodrigues, Vasco Santana e António Silva no citado Fado, História de Uma Cantadeira, de Perdigão Queiroga (1947,) e aparecendo paralelamente em vários filmes em Espanha, onde foi tão ou mais popular do que em Portugal.
Virgílio Teixeira passou também pelo cinema americano, entrando em fitas como Alexandre, o Grande (1956), A Queda do Império Romano (1964) ou O Regresso dos Sete Magníficos (1966), "sem nunca ter tido uma aula de representação", como recordava. Deixou a vida artística em 1967, regressando em 1984 para fazer mais alguns filmes, caso de Os Batoteiros, de Barbet Schroeder, rodado na Madeira, ou A Mulher do Próximo, de Fonseca e Costa (1988). Fez também a telenovela Chuva na Areia (1984) e algumas minisséries. .Entre outras funções, foi delegado da Sociedade Portuguesa de Autores no Funchal, e vereador da Cultura do PSD na CM funchalense (1980-83)
Entrou em 92 filmes em Portugal, Espanha e nos EUA, e em centena e meia de programas de televisão. O actor português Virgílio Teixeira morreu a 5 de Dezembro no Funchal, aos 93 anos, na sequência de problemas respiratórios.

 

  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI