Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Censos 2011
27 de Março de 2011
Este poderá ser o último recenseamento feito em Portugal
 
O recenseamento da população tal como existe tem os dias contados. Vários técnicos estão a estudar as bases de dados de entidades públicas para perceber se é possível, através do cruzamento daquelas informações, fazer uma fotografia da sociedade portuguesa.
A presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Alda Carvalho, é a primeira a defender o fim do atual processo de recenseamento: “Era bom que o Censos 2011 fosse o último”. Em vez da "tradicional" recolha de informação junto da população, o futuro deverá passar pela utilização dos dados existentes nos organismos públicos.
A ideia não é nova, pois estava perspetivado no decreto-lei do recenceamento que já não haveria Censos em 2021, referiu a responsável do INE.
O processo de recenseamento que começou a ser planeado em 2006 e está a decorrer no país desde o início do mês deverá custar aos cofres do Estado “um pouco menos de 50 milhões de euros”. Para a presidente do INE, esse dinheiro podia ser poupado se se usasse a “informação administrativa” existente na Segurança Social, no Instituto do Emprego, no Cartão do Cidadão ou no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Para o especialista em fenómenos populacionais, “toda a informação que está nas mãos do Estado deve ser usada” de forma a permitir a existência de “ficheiros sempre atualizados”: "E assim poupava-se dinheiro e tempo".
Os Censos 2011 - XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação - foram para o terreno a 7 de março e, no final do próximo ano, será possível conhecer com exatidão informações como onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
Para o sucesso da operação, é preciso que os portugueses respondam aos inquéritos via internet até 10 de abril ou aos questionários em papel, que serão recolhidos até 24 de abril.

 

  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI