Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
A 18 de Novembro
11 de Novembro de 2010
Banda Municipal comemora 138 anos
A 18 de Novembro a  Banda Municipal de Câmara de Lobos assinalao 138º aniversário. Em  1872  foi criada a Filarmónica Recreio dos Lavradores e somente mais tarde, em 1930, por deliberação da Comissão Administrativa da Câmara Municipal é-lhe atribuído o título de Banda Municipal de Câmara de Lobos. Esta filarmónica é também conhecida por “Banda Velha”, numa alusão às restantes bandas existentes no Concelho de Câmara de Lobos.
Foi seu fundador João de Nóbrega Noronha, natural do Porto Santo e após o cumprimento do serviço militar, decidiu ir viver em Câmara de Lobos.
Com origem na Banda Municipal de Câmara de Lobos duas outras colectividades musicais se constituíram. Em 1910 a existência de desentendimentos no seu seio levaria a uma cisão e à criação da Filarmónica Recreio Camponês. Em 1986 nova cisão surge a Banda Orquestral de Câmara de Lobos «Os Infantes».
Como momentos de particular significado ao longo da sua existência e de que temos conhecimento haverá a salientar a atribuição de um Diploma de Honra com o segundo prémio ganho no Concurso Regional de Bandas Civis 2ª categoria, realizado no dia 24 de Novembro de 1929; em Dezembro de 1959 o apuramento na 1ª eliminatória do 1º Grande Concurso Nacional de Filarmónicas e Bandas Civis promovido pela FNAT, na cidade do Funchal; em Maio de 1960 a participação na 2.ª eliminatória do mesmo certame e realizada em Setúbal; em Agosto de 1968. O 2º lugar na eliminatória (2ª categoria) ao II Concurso Nacional de Bandas Civis promovido pela FNAT e realizado no Funchal; em Novembro de 1984 a realização de uma digressão à Venezuela, a convite do Centro Social Madeirense de Valência e onde obteve apreciável êxito junto da colónia de emigrantes portugueses radicados naquele país; em 16 de Outubro de 1986 o lançamento do seu primeiro disco e em Setembro de 1988 a participação no 2º Festival de Bandas da cidade da Amadora.
Actualmente, com 138 anos de existência, sob a regência de Alberto Cláudio Sousa Barros e actualmente conta com cerca de 45 executantes.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI