Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Centro Civico do Estreito
13 de Novembro de 2009
D. Ximenes Belo apadrinhou Forum de Escritores

O 'IV Fórum de Escritores da Madeira' decorre este ano no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e contou com a participação de um convidado especial: o bispo timorense D. Ximenes Belo, o Prémio Nobel da Paz de 1996, que marcará presença na abertura deste colóquio.
A participação do Bispo de Díli prende-se com a reedição da obra 'Gentio de Timor'. Um da autoria do capitão Armando Pinto Corrêa. O autor, nascido no Estreito de Câmara de Lobos, administrou o distrito de Baucau, em Timor, entre os anos de 1928 e 1934. No seu livro, e conforme salienta o próprio D. Ximenes Belo no prefácio, Armando Pinto Corrêa aborda aspectos fundamentais da identidade timorense, "no seu substrato antropológico, etnográfico, linguístico, cultural e religioso". O bispo D. Ximenes Belo considerou que "a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Associação de Escritores da Madeira, Procurador da República Dr. João Luís Gonçalves, o escritor Urbelino Ferreira, têm o mérito de perpetuar a memória do Capitão Armando Pinto Corrêa, antigo administrador da Circunscrição Civil de Baucau, levando a efeito a reedição do livro 'Gentio de Timor' (...)", obra que, diz, tem sido procurada em vão nas bibliotecas das universidades e câmaras municipais, pelos "estudantes universitários que querem conhecer a fundo os usos e costumes de Timor-Leste".

  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI