Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
No Garachico
24 de Dezembro de 2011
Grandioso presepio recorda tradições
 
Está patente ao público um grandioso presépio no Salão Paroquial do Garachico. O presépio construido pela primeira vez naquela localidade, surgiu após um grupo de amigos ter decido ocupar os tempos livres, com a construção de um presépio ainda maior com o que faziam anteriormente. Até então o presepio ocupava apenas uma garagem, passando este ano a ocupar, quer o espaço anterior quer ainda o salão paroquial.
Na construção do presépio, foram utilizados materiais, que vão de tábuas, tecido, papel, troncos, rizomas de canavieira, feijoco ou fajoco (materiais piroclásticos), areia e algodão, etc.
Na ornamentação, são utilizados os produtos da terra (frutas), plantas endémicas, de entre as quais, os alegra-campos (Semele androgyna), as cabrinhas (Davallia canariensis), os ensaiões, e várias espécies de musgos e de líquenes, etc.
Pequenos vasos (cântaros), denominados de searas, decoram outros espaços nos presépios, no desígnio popular de obter a bênção do Menino para boas colheitas no cultivo das courelas e das hortas madeirenses. Estas searas, são na sua maioria constituídas por trigo, milho, lentilhas, favas, ervilhas e tremoços, conforme algumas localidades do arquipélago. As mais usadas são as de trigo e milho.
O presépio pode ser visita conforme quadro que se segue, bem como podem ser apreciadas algumas fotografias do referido presepio.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI