Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Lendas e tradições
19 de Dezembro de 2011
O Natal e as Missas do Parto no Estreito
 
O site da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos publica dois textos que retratam a época natalicia no Estreito de Câmara de Lobos. A pesquisa de Manuel Pedro Freitas recorda os anos de 1934 e 1954.
 
O Natal no Estreito em 1934
Aromas da festa é o que por cá se respira numa profunda agitação. Pelos caminhos encontram-se os rechonchudos e alvacentos sacos que vão em cata do moinho onde a afável mas curiosa moleira sempre inquirindo da engorda dos suínos, para os quais tem esmagado tanto milho, varre apressada as prateleiras que hão-de suster o grão, porque na ribeira, sob a vigilância de uma sua filha, a esperam as colchas que pretende tornar de neve, para enfeite dos leitos nos próximos dias de festa.
Alegre está a criança, porque sua mãe sob um tiroteio de beijos lhe fala da lapinha, dos brinquedos que lhe trará o Menino Jesus, lhe diz, que o forno, esse sombrio compartimento vai despojar as suas negruras para vestir de gala o manto escarlate que lhe dará o fogo como disposição para cozer os bolos e os almejados "brindeiros".
Junto ao casebre, esfrançando e engaiolando a lenha que coserá a consoada na augusta noite de Natal, cantarola o pequeno, exprimindo o seu contentamento pela promessa de uma gaita, com que irá recrear-se e deliciar o ouvido dos seus companheiros. Radiante está a jovem porque em pequeno estojo guarda o fascinante cordão que com o garrido vestido que já confecciona a costureira vai estriar, tudo oferenda de sua mãe como prémio pelos desvelos e carinhos dispensados a seus pequeninos irmãos.
No assobiar, as repetidas árias do seu curto repertório, se nota estar alegre o rapaz, porque a vaca do casal, cuja engorda tanto suor e cuidados lhe há custado, será levada ao matadouro, e com o produto dela, vai seu pai, presenteá-lo com um novo fato, e as luzidias botas com que irá apresentar-se às festas.
Atarefadíssima, mas satisfeita, se encontra a dona de casa com arrumo e preocupações higiénicas desta assim como na preparação dos doces, porque reunirá em ameno convívio para esses dias os afilhados e comadres, vindo estas a apreciar da boa ordem da casa e habilidade para a culinária.
Finalmente animado está o velho porque a sua prole dispersa, adentro e fora da freguesia, virá beijar-lhe reverente a rugosa mão e com o seu carinho suavizar-lhe os sempre tristes dias desta última quadra.
Em suma, todos se enchem desses santos e justos entusiasmos que nos trás a bemdita religião de Jesus, e que ao ímpio não é dado desfrutar. É o que nota aquele que usou fazer de correspondente .
 
As Missas do Parto no Estreito em 1954
As Missas do Parto são novenas a Nossa Senhora mandadas celebrar no período que antecede o natal.
Na freguesia do Estreito começavam pelo sítio da Igreja, seguindo-se-lhe a Quinta de Santo António, às quais outras se seguiam dos diferentes sítios. Todos se empenham por louvar a Rainha do Céu e Mãe nossa o mais dignamente possível. Entre alguns sítios há mesmo rivalidade na apresentação do asseio da igreja, festa religiosa, fogo e música.
Data de algumas dezenas de anos a rivalidade existente entre os dois primeiros sítios destas novenas e continua sempre.
Muitas novenas são autênticas festas, com missa cantada a três sacerdotes, sermão e coro com orquestra. De véspera a torre, a igreja e o adro são iluminados de luz eléctrica pelo espaço de algumas horas. O templo festivamente ornamentado e profusamente iluminado convida à oração. E não falta quem pelas três e meia ou quatro horas deixe a sua cama e o sono da manhã, para ir à igreja louvar a virgem Imaculada, no seu parto. O templo de Nossa Senhora da Graça apresenta-se quase sempre repleto de fieis que fervorosamente rezam e pedem à virgem a Salvação de suas almas e a paz para o mundo.
Missas do Parto! Assistir a elas nestas manhãs que precedem o natal de Jesus tem encanto, tem beleza .
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI