Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Notícia
Nomes que fazem a História
20 de Maio de 2010
José Joaquim da Costa
 
José Joaquim da Costa
 
Natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, José Joaquim da Costa nasceu a 17 de Julho de 1925. Após ter ingressado no magistério primário, em 1948, iniciou as funções como professor primário na Fajã da Ovelha e dois anos mais tarde na Ponta do Sol.  Em 1971 passa pelo Estreito, seguindo-se pela escola dos  Ilhéus e mais tarde  volta a exercer funções na freguesia de onde era natural.
Paralelamente á actividade de docente exerceu funções como Delegado Escolar na Ponta do Sol e em Câmara de Lobos, Director da Escola da Igreja, no Estreito de Câmara de Lobos e regente de instrução geral do ensino complementar de aprendizagem agrícola.
José Joaquim da Costa, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Câmara de Lobos em 1972 e mais tarde deputado à Assembleia Legislativa Regional, pelas listas do PSD. Exerceu o primeiro mandato por Câmara de Lobos a 1976, tendo sido reeleito deputado em 1980, cujas funções exerceu até à sua morte.
O Professor, por que era conhecido, foi ainda um excelente musico, tendo integrado um grupo de cantores locais de musica sacra que acompanhava solenidades religiosas e que fazia parte o seu irmão João Victor Costa.
José Joaquim da Costa viria a falecer a 10 de Março de 1983, tendo sido sepultado no Estreito de Câmara de Lobos. Nesse mesmo ano, a Assembleia Municipal de Câmara de Lobos atribuiu o seu nome a um arruamento na freguesia do Estreito.
  
Estatísticas
Temos visitante online.
Visitas: 1.945.185
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por OEI